Veja como Tel Aviv, transformou a “Montanha de Lixo”, no maior parque de reciclagem do mundo.

A cidade de Tel Aviv, em Israel abrigava há alguns anos uma gigantesca lixeira a céu aberto, apelidada de “Montanha de Lixo” seus 800 metros de comprimento, chegaram a conter 25 milhões de toneladas de lixo. Beirando um colapso, a população pressionou as autoridades locais para que a situação fosse revertida.

Dessa forma nasceu o maior parque de reciclagem do mundo, com a intensão de transformar o que era descartado em algo belo. O desafio do parque é transformar, diariamente, 3 mil toneladas de resíduos domésticos, 1,5 mil toneladas de materiais de construção e 250 toneladas de outros resíduos em itens produtivos, como combustível, fertilizante, eletricidade, água e até mesmo peças de mobiliário para o jardim.

O projeto foi desenvolvido por Peter Latz, e como ainda não foi terminado, deverá alcançar o triplo do tamanho do Central Park, em Nova York. Para recuperar os 47 anos de impacto ambiental, e permitir que a a fauna e flora local voltasse a fazer parte da paisagem, foi utilizada uma camada de bioplástico que impede que o metano escape por debaixo da terra.

Veja nas imagens abaixo, a transformação do local.

israel2

israel3

Imagens © Latz + Partner

israel4

Imagem © DiAr

israel5

israel6

israel7

Imagens © Latz + Partner

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Imagem: Wikimedia

israel9

Imagem © Aron Brand

israel10

Imagens © Latz + Partner

israel11

Imagem via BoingBoing

israel12

Imagens © Latz + Partner

israel3

Imagens © Beracha Foundation