Suécia recicla 99% dos resíduos que produz

Na Suécia, 99% dos 461 kg de resíduos produzidos anualmente por habitante do país é reciclado. Essa marca é resultado de diversas políticas envolvendo a conscientização da população e também a responsabilização das empresas pelo custo de reciclagem das embalagens em que comercializam seus produtos, similar à Logística Reversa que vem sendo implantada no Brasil.

O programa de gerenciamento de resíduos sueco tem como base, a redução, o reuso, a reciclagem, as alternativas à reciclagem, e o depósito do lixo nos lixões. Por serem responsáveis pelas embalagens que produzem, as empresas tendem a colaborar com a iniciativa de redução. Em segundo plano, o resíduo orgânico geralmente é usado em compostagens, enquanto que materiais como plástico e alumínio muitas vezes são reciclados.

A principal estratégia dos suecos para elevar o número da reciclagem aos 99%, foi a criação das usinas Waste to Energy, ou WTE. Basicamente, essas usinas usam a tecnologia da incineração em um ambiente controlado para gerar energia a partir do vapor produzido – 3 toneladas de lixo contém tanta energia quanto uma tonelada de petróleo. Para mover suas 32 usinas WTE, a Suécia chega a comprar resíduos de países vizinhos.

Foto: The Sweden Recycling Revolution