Metrô de Sol

A necessidade por energias limpas tem movimentado o senso comum, tem dado vazão à ideias que há pouco tempo poderiam parecer revolucionárias, ou pauta para filmes de ficção científica. Muitos projetos nos transportam para cenários aparentemente futurísticos, mas essa é a nossa realidade, estamos nos movendo em busca de uma sociedade mais consciente, onde parte da herança para as próximas gerações é baseada no respeito ao meio ambiente. O Brasil é um país vasto e rico em recursos naturais, iniciativas que nos permitam respeitar e cultivar nosso ambiente são cada vez mais frequentes, estamos encaixando nossa demanda energética, à responsabilidade ambiental.

Até setembro deste ano será implementado no Distrito Federal, um sistema de metrô movido a energia solar.
Placas fotovoltaicas serão instaladas na estação de metrô Guariroba, em Ceilândia. O projeto do metrô foi desenvolvido em conjunto entre o Metrô-DF e uma empresa chinesa, a iniciativa é a primeira na América Latina e a quarta no mundo.

A energia solar captada pelas placas irá abastecer as plataformas, e as bilheterias locais. Caso a energia coletada sobre, será vendida à Cia Energética de Brasília, e futuramente, o projeto pretende estender o mecanismo à outras 23 estações de metrô.

df2

df3

df4

Imagens: Metrô-DF