Ilha de Compostagem

“O projeto The Green Loop tem previsão de ser construído no Rio Hudson. Entre os diferenciais da ideia destacam-se a horta comunitária, e área verde para uso da população e turistas.”

A equipe de arquitetos da Present Architeture, de Nova York, criou o projeto – The Green Loop* -, que reúne dez ilhas de compostagens espalhadas pela cidade. A cidade produz por ano aproximadamente 14 milhões de toneladas de lixo, cerca de 30% é orgânico. Esse detrito todo demanda U$ 300 mil para ser encaminhado ao destino adequado fora do Estado de Nova Iorque.

O The Green Loop deverá ser construído no Rio Hudson, o projeto conta com horta comunitária e vasta área verde para uso de moradores e turistas. A compostagem aconteceria embaixo do espaço de convivência. Para dar conta da quantidade de lixo orgânico produzido na cidade, seriam necessárias dez ilhas.

O  projeto é bastante inovador e teoricamente ajudaria a melhorar a gestão do lixo de Nova York e seria um grande apoio para as iniciativas lançadas pela gestão do antigo prefeito, Michael Bloomberg. Ele planejava implementar serviços de compostagem na cidade e chegou a lançar programa-teste antes de sair.

No distrito de Staten Island, 3,5 mil famílias se voluntariaram para participar desse programa, que já deu bons resultados e permite estimativa animadora: que 100 mil toneladas diárias seriam poupadas, caso a medida fosse ampliada para a cidade inteira. Não se sabe se o programa será continuado pelo novo chefe da administração municipal, Bill de Blasio.

Fonte: Super Interessante